top of page

Deixa eu te contar o Babado...

Que cabelo é esse garota?!

  • 1 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Foi isso que minha mae disse quando me viu após fazer minha Big Chop (grande corte)

Pode até parecer engraçado , mas tem um lado doloroso , e bem unico que só quem passa por isso sabe . Crescemos numa sociedade que dita regras e padrões , e quando você nao se encaixa nesses padrões se sente horrivel! Feia ! Deslocada.

A gente cresce tentando ser magra , tentando ter cabelo liso , tentando ter dentes perfeitos , enfim tentando ser o que não somos , nao é fácil ser o oposto do que se é dito ser bonito , me lembro de ter uns 8 , 9 anos quando comecei a “rejeitar” minha cor , sempre morei em apartamento e tinha coleguinhas brancas , elas sempre ganhavam presentes e olhares dos meninos e eu não , uma vez escrevi uma carta pro papai noel , pedindo que ele me desse a pele clara e cabelos lisos.

Minha pré adolescencia foi o periodo mais complicado que já passei , odiava meu cabelo e pedia pra minha mãe cortar o maximo possivel , era uma criança gordinha e por causa de zoações na escola tive depressão e ganhei mais peso , era chamada de rolha de poço , carrapato de boi , rs até é ingraçado , mas não quando se tem 12 anos . Tive bulimia ao final da adolescencia , ficava dias sem comer e quando o fazia , vomitava , meus pais nunca perceberam pois sempre fui uma criança calada e timida ; mas foi inevitavel não notar que algo estava errado , perdi peso muito rapido e comecei a ter um comportamento incomum , foi um periodo dificil mas superei , meu cabelo cresceu , mas nunca alisei , minha mãe sendo morena , nunca soube ao menos cuidar de cabelo crespo mas apesar disso sempre ingnorou o que todos cabeleiros indicavam : relaxamento, ela tinha certeza que meu cabelo não era “ruim”.

Antes da BC

Dentro de casa a palavra “racismo” nunca existiu , por minha mae ter pele clara e meu pai ser negro , mas , o mundo lá fora fez questão de me ensinar bem o que era . Depois de anos sendo escrava da xapinha e de secador , passei por um periodo de auto conhecimento muito grande, me mudei pra brasilia com 17 pra 18 anos , e aqui pude sentir mais na pele o preconceito ,não que no Rio não exista , mas aqui o negro é minoria principalmente morando em bairro de classe média alta, tenho que me acostumar a olhares surpresos e assustados de vizinhos brancos constantemente.

Depois de alguns meses morando aqui resolvi afrontar mais aqueles olhares e cuxixos pela rua , estava cansada de ser o que eu nao era , como meu cabelo ficou muito danificado por anos seguidos de escovas e xapinhas , tive que cortar ( o que pra mim foi maravilhoso) , não usava cabelo curto há anos , e queria aproveitar cada fase dessa nova jornada ao natural .

Comecei a seguir Youtubers como Taren Guy , Who is sugar , Toni Daley ,Mahogany Curls, Fusion of Cultures, entre outras , que já estavam nessa jornada , naquela época não tomei conhecimento de canais com esse tema brasileiros , hoje existem vários .

Voltei ao Rio de janeiro depois de quase 4 anos , e lá vivi meus dias felizes , pessoas maravilhosas e encontrei um mundo onde aprendi que meu cabelo não era feio, estranho e muito menos novidade , vivi 3 anos sozinha , o que super agregou meu auto conhecimento . Esses anos me deram força e hoje sou mais confiante , pois conheci pessoas maravilhosas ,negras empoderadas que me mostraram que podemos ter ficado calados durante anos , mas hoje temos voz e somos muitos!

Enfim , fazem 6 anos desde que fiz minha primeira BC , digo isso porque sou fã de cabelo curto e de tempos em tempos dou aquela cortada , pra curtir meu volume .

Hoje em dia o movimento de Cacheadas e Crespas no Brasil , é maravilhoso! Conquistamos até a atenção das grandes marcas de produtos , que não são bobas, e inventaram produtos voltados para nós !

O preconceito existe e muito! Mas eles tem que nos engolir ! Usamos nossa coroa o mais alto possível , e conquistamos nosso espaço pouco a pouco com passos firmes!

Esse foi um breve resumo de como comecei a me amar de verdade ! Chamo assim pois pra mim assumir meu cabelo , foi o maior passo que dei para meu amor proprio , sou muito mais feliz , tenho minha auto estima elevada , e me sinto linda! Porque sou unica!


 
 
 

Comentários


Outros Posts

© 2023 by Glorify. Proudly created with Wix.com

Blog Se joga Maria!

Foto Original: Victor Gonçalves , ensaio "Crewolada" 2014

Logo: Débora Cruz

bottom of page